Skip to main content

Tornar os objetivos da ODS reais na vida das pessoas é o maior desafio

Aderir ao ODS é parte da solução, e tornar seus objetivos reais na vida das pessoas é o maior desafio.

Visando acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e a garantir a paz e a prosperidade a todas as nações, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável possuem 17 áreas interceptadas que abordam os principais desafios enfrentados em todo o mundo.

Acredito que o marketing é fundamental para alcançar todos os objetivos, e os Objetivos de Desenvolvimento são um planejamento de marketing que guia as diretrizes globais por meio de ações publicitárias e estratégias de marketing pontuais.

De todos os objetivos, no entanto, o Consumo e Produção Responsáveis é o que mais se aproxima do marketing, exigindo a atuação de ações publicitárias como a prática mais objetiva para combater o consumo exagerado.

Reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capta no mundo, no varejo e no atacado, promover práticas de compras públicas sustentáveis, ou garantir que as pessoas tenham informações relevantes para a conscientização sobre um estilo de vida em harmonia com a natureza, também são parte dos objetivos práticos para o Consumo e Produção Responsáveis.

Assim como o imposto sobre o carbono, que visa penalizar a produção por meio de combustíveis fósseis, transferindo os impostos de carbono para o desenvolvimento de combustíveis renováveis, acredito que é necessário um desconto no imposto dos investimentos em marketing que envolvam a diminuição do consumo e a produção responsável, levando empresas e organizações, governos e pessoas, a agirem de forma efetiva para promoverem a conscientização sobre um estilo de vida em harmonia com a natureza.


Compartilhe com os amigos


Branding especialista

Publicado

Categoria

Sustentabilidade


Compartilhe